Ser Motociclista

Ser motociclista é mais que colocar o colete com um pacth, ser Pit Boy, ser truculento e se achar dono do mundo...Ser motocilista é dar continuidade a nossa vida como cidadão, é o nosso reflexo como pessoa, e como pessoa viemos para somar, a Paz e Igualdade é a nossa bandeira.

sábado, 10 de abril de 2010

Diários de Motocicleta - Che Guevara


 MÉDICO MOTOCICLISTA REVOLUCIONÁRIO

A Receita Que Deu Certo!!!

Che Guevara nasceu em 14 de junho de 1928, na cidade de Rosário, Argentina, e foi o primeiro dos cincos filhos do casal Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa. Sua mãe foi a principal responsável por sua formação, uma mulher muito religiosa e de fé católica, porém, uma mulher envolvida com a política de esquerda. Sua casa estava sempre cercada por mulheres politizadas.

Ernestito, como era chamado pelos parentes e amigos mais íntimos, sofria ataques de asma e por esse motivo, aos 12 anos, mudou-se com a família para as serras de Córdoba, onde morou perto de uma favela. Apesar da forte discriminação, na época, com os mais pobres pela classe média argentina, Che, fez logo amizade com os favelados. Ele estudou grande parte do ensino fundamental em casa com sua mãe. Na biblioteca de sua casa - que reunia cerca de 3000 livros - havia obras de Marx, Engels e Lenin, com os quais se familiarizou em sua adolescência.

Em 1947, Ernesto entrou para Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, primeiramente motivado por sua doença, e também por te desenvolvido grande interesse pelo tratamento de uma doença, conhecida como Lepra.

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Che Guevara
Mas não é sobre o Che revolucionário que falaremos neste momento, mas sim sobre O Motociclista, que revolucionou não somente a sua história, mas também mudou a história e fez a diferença na vida das pessoas e nos lugares, por onde passou com sua motocicleta. O jovem que em 1952, deixou a família, e os amigos, para ir de encontro com a Liberdade.

Motocicleta Inglesa de Alberto Granado uma Norton de 500 cc, batizada de "La Poderosa II" em homenagem a uma velha bicicleta da sua juventude, a "La Poderosa I".
Casa de Che

E foi embalado por seus sonhos e pelo ronco forte de um motor, que o estudante de Medicina, Che Guevara, aos 23 anos e o seu melhor amigo, o bioquímico, Alberto Granado, decidem pegar a estrada e viajar pela América do Sul, percorrendo 10.000 km em uma moto Norton 500, apelidada de 'La Poderosa'.

Grandes observadores interessam-se por tudo, analisam a realidade com olho crítico e pensamento profundo e Che começa a escrever um Diário que perdurará até a sua morte. A viagem foi interrompida, porque após 8 meses, a motocicleta acabou quebrando. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, no Peru, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

E é nessa busca natural pela liberdade,  que eles descobrem o Continente que na década seguinte morreria de susto, bala ou vício. É uma comovente travessia de Ernesto pré-Che. Por voltar às raízes do mito, muito antes dele conhecer Fidel e os textos de Karl Marx, é uma homenagem à ética, quase um discurso de pureza. Nas palavras de Walter Salles: “Diários é um filme a respeito das escolhas políticas e emocionais que fazemos ao longo da vida. Trata também de amizade e solidariedade, de alguém que luta para encontrar seu lugar no mundo.”

E como todo bom motociclista, que não se conforma com a miséria espalhada pelas estradas deste mundo afora, e que em suas paradas, tem como diferencial ajudar ao próximo, e o estender de uma mão, que Che utilizou-se do seu dom e de suas habilidades para oferecer aos mais necessitados um pouco de decência e humanidade. No entanto, Che, saiu dessa viagem chocado com a pobreza e a injustiça social que encontrou ao longo do caminho, e se identificou com a luta dos camponeses por uma vida melhor. Mais tarde voltou à Argentina onde completou seus estudos em medicina. Foi convocado para o exército, porém, no momento estava incompatibilizado com a ideologia peronista. Não admitia ter de defender um governo autoritário. Portanto, no dia da inspeção médica, tomou um banho gelado antes de sair de casa e na hora do exame teve um ataque de asma. Foi considerado inapto e dispensado.

A pergunta que deixamos à todos os nossos queridos amigos motociclistas é :

Quem está escrevendo a sua história? O que você tem feito para deixar uma marca positiva das suas andanças por essas estradas de meu Deus?


Idéia e Texto by Mia Palenzuela e Gady Vilela

Diarios de motocicleta, filme sobre Che Guevara
Bibliografia: Diários de motocicleta, (original: Diarios de motocicleta) é um filme de 2004 produzido pela Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos da América, Alemanha, França e Cuba, dos gêneros aventura e drama biográfico, com direção de Walter Salles.

A história é baseada nos livros de Ernesto "Che" Guevara de La Serna (Notas de viaje) e Alberto Granado (Con el Che por America), e conta a aventura destes dois argentinos em 1952, na travessia do continente sul-americano com uma motocicleta Norton 500, chamada de La Poderosa, de Buenos Aires a Caracas.

Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Volte sempre!

VENDO R$ 10.000,00

Direto com o proprietário

gadyvilela@yahoo.com.br

Monza Classic SE EFI 91/92 - 83.000km

Monza Classic SE EFI 91/92 - 83.000km

EQUIPAMENTOS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Respeite A Vida!!

Crônica do Motociclista

Existem dois tipos de mulheres, aquelas que me amam, e aquelas que ainda não me conhecem!!!

SE BEBER NÃO DIRIJA...VAI LÁ PRA CASA...

SE BEBER NÃO DIRIJA...VAI LÁ PRA CASA...
LEI Nº 11.705, DE 19 DE JUNHO DE 2008. * CLIQUE NA GATA!